Realizamos o Encontro de Formação no município de Castanheira, com o intuito de contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais que irão gerar transformações no ensino.
Para atender todos os profissionais, foram trabalhadas as áreas específicas, onde cada professor formador, além das teorias, realizou oficinas com exemplos de atividades variadas possibilitando assim a compreensão dos professores participantes.
Os trabalhos foram realizados em grupos de estudos por área de conhecimento da seguinte forma:
- Ciências Naturais- 34 participantes;
- Linguagem- 36 participantes;
- Alfabetização- 14participantes;
- Educação do Campo- 18 participantes;
- Humanas- 40 participantes;
Na área da alfabetização foram trabalhados os seguintes temas:
• Avaliação: Instrumentos Avaliativos
• Uso das Tecnologias na sala de aula.
• O Lúdico na construção do Conhecimento.

Durante o encontro, foram abordados os principais tipos de avaliação, bem com os instrumentos avaliativos para uma aprendizagem de qualidade e significativa. Além da teoria trabalhamos na prática onde os professores elaboraram fichas para o portfólio e relatórios descritivos. O tema avaliação surtiu um bom efeito, pois a angústia dos professores em como avaliar os alunos é extremamente grande.
Nos estudos sobre Uso das Tecnologias na sala de aula, foi abordado a importância de utilizar os recursos tecnológicos como recursos didáticos e os cuidados em planejar as aulas com recursos tecnológicos. Os professores demonstram interesse e participaram com entusiasmos e curiosidade. Foi satisfatório as atividades desenvolvidas por eles.
Quanto O Lúdico na Construção do Conhecimento, foi um tema que gerou muito interesse por parte de todos e foram criativos nas confecções da atividade, dos jogos e das brincadeiras. O lúdico é possibilidade a criança construir o conhecimento com mais criatividade e prazer.
Foi muito proveitoso o encontro e posso dizer que todos refletiram quanto a importância de dos temas para a melhoria da qualidade da construção do conhecimento.