A alfabetização além de ser a base da construção do conhecimento das crianças é uma das fases mais bonitas do aprendizado. Alfabetizar é como ensinar a criança dar os primeiros passos. É na alfabetização que a criança dá os primeiros passos para o conhecimento e para se tornar alguém reconhecido na sociedade. A alfabetização, quando realizada com sucesso, permite que o aluno aprenda a ler, escrever, fazer contas e muito mais atividades que são essenciais nos dias de hoje e mais do que isso, são ferramentas para compreensão e realização da comunicação do homem na sociedade e chave para a certificação dos saberes já conquistado. Entretanto, alguns métodos ainda utilizados já estão ultrapassados e não mais despertam nos alunos a magia e o encantamento pelo que ainda não foi descoberto.

Na alfabetização é fundamental que utilizamos os mais variados métodos possíveis e de materiais de apoio pedagógico como: textos ilustrativos, contos, jogos, músicas e vídeos. Isso tem sido um método bastante eficaz, uma vez que o aluno aprende se divertindo. Já passamos do tempo em que a alfabetização era exclusivamente juntar as sílabas e formar palavras, atualmente o aprendizado é feito a partir da visão do mundo, quando começamos a fazer interpretações do espaço e das pessoas ao nosso redor. É fácil de entender porque os novos métodos geram tantos resultados positivos, aquilo que nos interessa e que nos marca de alguma forma, fica guardado e lembramos com mito mais facilidade.

Através da ação de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação. Nas atividades lúdicas, esta, aprende a lidar com o mundo real, desenvolvendo suas potencialidades, incorporando valores, conceitos e conteúdos.

O material pedagógico não deve ser visto como um objeto estático sempre igual para todos os sujeitos, pois, trata-se de um instrumento dinâmico que se altera em função da cadeia simbólica e imaginária do aluno. Apresenta um potencial relacional, que pode ou não desencadear relações entre as pessoas.

Quando é levamos para a sala de aula um novo jogo, colorido e divertido, que contenha todas as letras do alfabeto, ou contamos uma história, o aluno certamente lembrará com muito mais facilidade do que quando damos a ele um papel branco, com as letras do alfabeto escritas. Hoje, os educadores precisam ser mais do que bons professores, precisam ser facilitadores do aprendizado, criando novas técnicas de chamar a atenção do aluno de varias maneiras.

Sugestões para sala de aula

- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.

- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.

- Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.

- Faça os alunos participarem das aulas.

- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.

- Explore cartazes, vídeos, filmes.

- Traga jornais e revistas para a sala de aula.

- Aproveite todo o ambiente escolar.

- Crie aulas diferentes e divertidas.

- Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.

- Busque auxílio nos meios de comunicação.

- Troque experiências com os colegas.

- Valorize as opiniões de seus alunos.

- Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.

- Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.

- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.

Fontes de Pesquisa:

diariodaprofaglauce.blogspot.com/

http://www.nead.unama.br/

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/