A comunidade indígena da etnia Rikbaktsa, das Aldeias Da Curva, Primavera e Barranco Vermelho, no município de Brasnorte, receberam no dia 14 de outubro as novas escolas. A cerimônia de entrega do novo espaço, contou com a presença do Prefeito de Brasnorte, o Senhor Mauro Rui Heisler, dos Secretários de Educação: Professora Terezinha Assmann de Brasnorte e o Professor Carlito Pereira da Rocha de Juina. Representantes da SEDUC e do CEFAPRO de Juina.
O projeto de construção dessas novas escola é uma reivindicação de aproximadamente uns 3 anos. Os alunos das três aldeias estudaram por um longo período em prédios velhos e até mesmo nas sombras das árvores em função da estrutura física das escolas.
A partir das inquietações e reivindicações dos povos indígenas das Aldeias Da Curva, Primavera e Barranco Vermelho, O MEC juntamente com a Secretaria de Educação do Estado- SEDUC e Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Juina e Brasnorte sentiram-se a necessidade de uma Educação Intercultural Específica que atendessem as necessidades das Comunidades indígenas Rikbaktsa.
A Secretaria tem como objetivo consolidar uma Escola que reflita sobre o modo de vida próprio, sobre a valorização e a manutenção das culturas e suas tradições, uma vez que, a educação escolar Indígena é norteada por princípios como afirmação étnica, autonomia lingüística e cultural das sociedades, a defesa da autonomia das terras imemoriais indígenas e de seus projetos societários e a articulação e intercâmbio entre os conhecimentos das diferentes sociedades indígenas e não indígenas.
A escola para essas comunidades, oferece aos alunos condições não só para ter acesso aos conhecimentos acumulados e sistematizados, mas condições que facilitem a conquista da autonomia socioeconômica-cultura.

Lurdinha