A formação foi realizada atendendo em média 320 profissionais sendo dividido em oito grupos de estudo. Na área de alfabetização e anos iniciais foram três grupos com o total de aproximadamente 120 professores. Os professores foram contemplados com temáticas variadas como:
- Raciocínio Lógico Matemático: Utilizando Material Concreto (Profª. Ednéia Buch).
- Abordagem Teórica da Cognição (Prof. Carlos).
- Utilizando o Lúdico como Instrumento Facilitador no Ensino Aprendizagem (Profª. Lourdes Alves).
No decorrer do Encontro de Formação procurei enfatizar alguns assuntos em que proporcionasse uma reflexão em relação o analfabetismo em nosso meio social, de forma que o professores analisassem as causas e conseqüências deste analfabetismo em relação também com a qualidade da alfabetização e a necessidade de uma superalfabetização para nosso alunos.
Discutimos a importância do ensino com curiosidade, onde o professor deverá estimular os alunos em relação a curiosidade de aprender, de buscar mais conhecimento, de descobrir o mundo, de saber ler compreender e interpretar.
Trabalhamos a importância do Lúdico, pois precisamos utilizar o lúdico como facilitador da aprendizagem. Ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, observamos que a criança necessita da brincadeira para compreender o mundo que está inserido. Assim acontece na educação.
Trabalhar com o Lúdico é estimular as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira.
Durante a Formação procurei apresentar em forma de oficinas algumas atividades lúdicas envolvendo leituras, produção de texto, atividades envolvendo a matemática e conhecimentos gerais.
Acredito que o encontro foi valioso, pois os professores participaram efetivamente, discutiram, argumentaram, trocaram experiências apresentaram nova idéias e propostas pedagógicas a partir das apresentadas.