Pensar a formação do educador da educação infantil requer pensar também as questões que permeiam a constituição dos espaços educativos para a faixa etária, bem como as concepções que norteiam as práticas educativas e as políticas voltadas ao atendimento das crianças. É justamente por pensar nisto que o Proinfantil tem como objetivo a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil.
No PROINFANTIL, a educação é entendida como um processo permanente que acontece dentro e fora da escola, articulando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática. Além disso, enfatiza o caráter histórico e cultural do conhecimento, possibilitando uma formação articulada com as necessidades sociais e promovendo a auto-realização e o desenvolvimento dos profissionais envolvidos.
Nos dias 13 e 14 de julho acompanhei a Coordenadora Adjunta do Proinfantil, representando a SEDUC professora Adriana, que esteve presente no Cefapro de Juina analisando o processo do desenvolvimento do Curso do Proinfantil, bem como orientando e esclarecendo alguns pontos e modificações que ocorreram no decorrer do Programa do Proinfantil. Ainda no dia 14 a Adriana fez uma reunião com os Professores Formadores apontando os itens observados e esclarecendo algumas dúvidas em relação as orientações dos projetos.
No período de 19 a 30 de julho aconteceu a 3ª fase presencial do curso do Proinfantil. Durante a fase contamos com a presença e a colaboração da Coordenadora Geral do Programa do Proinfantil, a professora Taciana, juntamente com a professora Ana Lúcia, assim como a visita Técnica a professora Vera, que esteve presente fazendo suas observações em relação ao desenvolvimento das Cursistas bem como o desempenho de forma geral de toda a equipe (Coordenação, APEI, Tutores e dos Professores Formadores do Proinfantil).
Contamos com a participação das 28 Cursistas durante o período da fase presencial. As Cursistas apresentaram um ótimo desenvolvimento, e interesse durante as aulas. Discutiram, participando e tirando as dúvidas em relação aos conteúdos da nova etapa.
Aproveitei o período da fase presencial para analisar os projetos das Cursistas e com isto pude fazer uma avaliação do desenvolvimento das mesmas. Foi possível constatar que durante este percurso, as Cursistas apresentaram um desempenho muito grande em relação à construção do conhecimento.
Durante a fase presencial, fizemos a releitura do Guia Geral em função de facilitar a orientação dos projetos uma vez que redistribuímos as orientações os projetos de forma que todos os Professores Formadores pudessem orientar um grupo de Cursistas.
Realizamos Grupos de Estudos com o intuito de estudar, compreender e discutir as seguintes Temáticas:
a) Resolução do FNDE Nº 11 – Onde discutimos as nossas atribuições em relação ao nosso trabalho com os Cursistas.
b) Educação Infantil e Limites - Uma das maiores dificuldades na educação de uma criança consiste na tarefa de saber dosar amor e permissividade com limite e autoridade.
Sabemos que nossa jornada é longa e o Proinfantil é um processo contínuo e abrangente que considera o Professor Cursista em sua integralidade. Busca ser coerente com a idéia de formação de um profissional que tenha a dimensão de seu papel social, especialmente em nossa sociedade marcada por desigualdades de diferentes ordens, que tenha consciência da função social da instituição em que atua e que persiga a responsabilidade com a formação das crianças. Por isso estamos empenhados e sempre dispostos em pesquisar, nos informar, compreende como acontece a Educação Infantil, pois só assim podemos oferecer o nosso apoio, as nossas orientações e colaboração para nossas Cursistas.