Como Professora Formadora de Alfabetização, porém Especialista em Tecnologias na Educação, me preocupo como é vista por alguns educadores a questão das tecnologias na educação, pois sempre que discutimos a importância das tecnologias no processo educacional surgem algumas indagações como:
a) Que benefícios reais educadores e educandos podem obter a partir das tecnologias?
b) Que desafios e dificuldades surgem com a incorporação das tecnologias à prática educacional?
c) Como incorporar as tecnologias na ação pedagógica?
Para responder essas e outras questões, devemos lembrar que vivemos em uma sociedade em constantes mudanças inovadoras. Assim, é preciso que os professores esteja acompanhando essa nova era de inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, precisam perder o medo de errar, de não saber, deixar de querer ser o dono do saber e superior ao seu aluno, seu papel é de colaborador, de criar oportunidades para seus alunos, pois havendo uma troca recíproca facilitará a aprendizagem. A escola precisa deixar de ser a transmissora de informações, propiciando um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento
Tratando da Tecnologia na Educação, sabemos que sempre há certa resistência por parte de alguns educadores. Resistência ao novo. Resistência corporativista, que se agarra com unhas e dentes a uma realidade antiga, conformista e que assegura determinadas relações de poder, de comando e de relações sociais.
Quando pensamos em tecnologia a favor da educação, devemos vê-la como um conjunto de ferramentas que proporciona ao professor várias vantagens, como a praticidade para adquirir as informações necessárias à construção do conhecimento ao longo da sua vida. A soma dos métodos antigos com as novas descobertas lingüísticas e tecnológicas vem dando aos professores, que a aderiu, suporte necessário no desenvolvimento das suas atividades.
Atualmente, ter a tecnologia como aliada no processo ensino-aprendizagem é o principal trunfo do professor, pois com ela o seu processo dentro da sala de aula poderá encantar os seus alunos fazendo com que seus objetivos sejam atingidos. Porém, para que isso ocorra de forma tranqüila é necessário saber fazer o bom uso desses recursos.
Nosso maior desafio ao inserir as tecnologias na educação é caminhar para uma educação de qualidade sem perder o foco do aprendizado. Uma educação que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração em si mesma do sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social. Para que isso se efetue é necessário que o educador esteja apto e disposto a mudar e obviamente consciente da importância da tecnologia educacional como ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, facilitando para o educando uma assimilação significativa dos conteúdos, bem como proporcionando um avanço na construção de novos conhecimentos.