"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )



Como você sabe, toda aula começa muito antes do momento de entrar na sala de aula. Algumas vezes é preciso gastar horas para organizar materiais e espaços. Em outras, bastam alguns minutos. Mas sempre existe um esforço de preparar o trabalho com os alunos. “Mesmo o professor mais intuitivo precisa fazer planos”.
A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. “Durante décadas o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu dia-a-dia”. Para muita gente, planejar significava copiar o índice do livro didático. Felizmente esse engano está sendo desfeito. Assim como não se levanta um prédio sem plantas e cálculos, não se constrói educação sem planejamento. A fórmula para planejar é simples.
Primeiro definem-se os objetivos, pensando nos interesses e nas possibilidades do aluno. Depois o caminho para alcançá-los, com materiais, espaços, técnicas e tempo disponíveis. Entre o primeiro e o último ponto é preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave do sucesso.

PARA PLANEJAR NOSSAS AULAS PRECISAMOS CONSIDERAR ALGUNS ASPECTOS:


a) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO

Para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. "Pergunte-se sempre: 'O que meu aluno deve e pode aprender?", indica Marcos Lorieri, professor da PUC de São Paulo.



b) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)

O plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planejamento. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.



c) ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM

Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe. Por isso, veja se você conhece bem os assuntos de que vai tratar. Claro que
também é preciso saber como ensinar.

d) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE

Quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.



d) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE

Dificilmente será possível trabalhar todos os conteúdos com toda a turma. Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as dificuldades dos alunos.

e) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES

Toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busque informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.


f) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO

O professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo. Combinar várias formas de trabalho é a essência da arte de ensinar.


g) CONVERSE E PEÇA AJUDA

Seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve contribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.


h) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA

Uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.

SUGESTÕES DE ALGUNS SITES EDUCATIVOS PARA IMPLEMENTAR SUAS AULAS.


HAGÁQUÊ
"O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador."

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
MENINO MALUQUINHO

Neste site encontramos varia atividades que poderão ser trabalhada como jogos, produção de textos (jornalzinho) etc

http://www.meninomaluquinho.com.br/Jogos/default.asp

PALAVRAS CRUZADAS
Aqui você encontra algumas palavras cruzadas temáticas e interessantes

http://www.cruzadinhas.com.br/ - Séries inicias


Faber-Castell
Jogos e atividades relacionadas ao meio ambiente

http://www.fabercastelldb.com.br/defensores/jogos.htm

COLEÇÃO FERINHA
Aqui neste site além de várias atividades, os alunos podem recontar os clássicos, escrevendo seus próprios textos.

http://www.colecaoferinha.com.br/Default.aspx

JOGOS EDUCATIVOS
Jogos variados

http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm


Números
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/numeros_1_10/numeros.htm